Se já precisou de ajuda ao utilizar um serviço ou produto, provavelmente compreende a importância de um bom atendimento ao cliente.
A equipa de suporte deve ser competente para garantir que o utilizador tenha uma experiência satisfatória e livre de problemas ao interagir com a empresa. Neste artigo, vamos discutir por que é importante que a empresa invista em formação e desenvolvimento para a sua equipa de suporte, assim como as tecnologias necessárias para automatizar processos e melhorar a eficiência do atendimento ao utilizador.
Clientes satisfeitos são mais propensos a continuar a fazer negócios com a empresa e a recomendar os produtos ou serviços aos amigos e familiares. Segundo um relatório do Instituto de Pesquisa Gartner, a automação pode ajudar a reduzir até 15% os custos de atendimento ao cliente e melhorar a experiência do cliente.
Um outro estudo da HubSpot mostrou que investir em formação da equipa de suporte ao cliente pode levar a uma melhoria de 69% na satisfação do cliente. Isso porque, ao receber um atendimento de qualidade, o cliente se sente valorizado e é mais propenso a tornar-se fiel à empresa. No entanto, investir apenas em formação não é suficiente. É fundamental que a empresa seja transparente em relação às políticas de reembolso, garantias e termos de serviço. Um artigo da Harvard Business Review destaca a importância da transparência e da honestidade nas interações com os clientes. Ao ser transparente, a empresa transmite confiança ao cliente e constrói uma relação de respeito e lealdade.
Tecnologia VOIP e assistentes virtuais integrados no SaaS
As soluções de SaaS (Software as a Service), podem ajudar a gerir tickets, chatbots e fornecer acesso instantâneo às fichas e históricos dos clientes. Sobretudo se estiverem integradas com tecnologia VOIP (Voz sobre IP), a qual permite que a equipa trabalhe de forma remota e esteja disponível para o cliente 24 horas por dia, sete dias por semana.
Os assistentes, ou chatbots, são programas de computador que simulam conversas humanas através de mensagens de texto ou voz. Eles podem ser integrados as plataformas SaaS, permitindo que a equipa de suporte possa lidar com múltiplos clientes simultaneamente. Isso significa que os clientes podem obter ajuda em tempo real, mesmo fora do horário comercial. Por outro lado, esses dispositivos de atendimento podem ser programados para responder a perguntas frequentes e resolver problemas simples, libertando a equipa para resolver outras questões mais complexas e urgentes.
Ao adotar as práticas mencionadas anteriormente, a empresa não só constrói uma reputação positiva, mas também pode melhorar a eficiência e eficácia do atendimento ao cliente. As plataformas SaaS podem ajudar a automatizar processos, melhorar a comunicação interna da equipa e fornecer uma melhor experiência para o utilizador final.
Investir em soluções integradas de atendimento baseadas em SaaS, formação e desenvolvimento para que a equipa seja mais eficiente no atendimento e suporte, garante a satisfação e fidelidade do cliente.
Por fim, vale lembrar que o atendimento ao cliente deve ser visto como um investimento a longo prazo. Embora possa exigir um investimento inicial significativo, os benefícios a longo prazo, como a fidelidade do cliente, podem ser muito maiores do que o custo inicial. Por isso, é fundamental que a empresa entenda a importância do atendimento ao cliente e invista de forma estratégica na equipe de suporte, nas tecnologias e nas políticas de atendimento.
Incorporamos nas nossas soluções recursos que permitem que as tarefas rotineiras sejam automatizadas ao máximo, para evitar o trabalho repetitivo, permitindo que o utilizador se concentre nas tarefas mais importantes e estratégicas.
A segurança é primordial para proteger os dados confidenciais dos clientes e da empresa. Nas nossas soluções fornecemos recursos de proteção contra ameaças cibernéticas, garantimos a privacidade e integridade dos dados através de criptografia.
As nossas soluções estão preparadas para serem integradas com outras tecnologias (Excel, SAFT, CSV, Pagamentos eletrónicos, etc...) para os nossos clientes poderem centralizar as suas operações, economizar tempo e evitar a duplicação de esforços.
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