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Guia para utilizar o e-mail marketing nos serviços


Muitos visitantes do site, não estão prontos para fazer a compra logo que acedem ao seu site ou loja online pela primeira vez. O email marketing ajuda a construir um relacionamento com o seu cliente; a gostar do que você faz e a confiar em si.

Hoje em dia, assistimos a atividade crescente do marketing digital nas redes sociais, sobretudo desde o advento dos smartphones. O óbvio seria pensar que os empreendedores não necessitam de usar o email marketing, isto é, o marketing por e-mail, para promover os seus produtos e serviços. Mas não é bem assim, as campanhas por o email devem ser reequacionadas enquanto formas poderosas de comunicar os seus produtos com os seus clientes ou potenciais clientes (leads).

Algumas estatísticas, do observador da indústria Ascend2, apontam que 82% das empresas utilizam o email marketing para promoverem produtos entre si, o que justifica ainda a aposta na sua utilização.

Eis as principais conclusões:



  1. Um email tem seis vezes mais hipóteses de ser clicado do que um tweet, de acordo com a Campaign Monitor.

  2. O email é muito mais eficaz do que o Facebook ou o Twitter na conquista de novos clientes, cerca de 40 vezes mais eficaz nisso, dados da McKinsey.


Os dados da Direct Marketing Association mostram que o marketing por email tem uma taxa de conversão de 66% comparando com canais de média social ou outros canais digitais.

Na verdade, todas as novas plataformas sociais e canais de marketing são importantes, devem estar integradas e trabalhar em conjunto. No entanto, o marketing por e-mail potencia mais a relação B2C ou B2B, Business-to-Consumer e Business-to-Business, respectivamente.

Porquê o email marketing ainda funciona?

Muitos visitantes do site não estão prontos para fazer a compra logo que acedem ao seu site ou loja online pela primeira vez. O email marketing ajuda a construir um relacionamento com o seu cliente; a gostar do que você faz e a confiar em si. Para isso, você deve criar uma lista de emails de raiz, através de um campo de formulário no seu site, os visitantes inscrevem-se para receber informações. Não adquiria base de dados de emails sem consentimento dos subscritores para fazer spam, é uma má prática e poderá deixar a sua marca e o domínio do seu site na "lista negra". Se as pessoas se inscrevem voluntariamente é porque estão interessadas em saber mais sobre si, e no que você oferece. Sobretudo se as informações forem valiosas e gratuitas para as pessoas.


 


O processo de email marketing

Antes de mais, como já referi, você deve criar a sua lista de assinantes de email e criar um sistema para adicionar novos assinantes de forma justa, por mais estranho que pareça, é importante que seja desta forma pois há mais hipóteses de compra se o subscritor tiver inscrito voluntariamente. De seguida, forneça informações úteis, curtas e diretas aos seus clientes, não da sua perspetiva mas da perspetiva deles e das suas necessidades, volte-se para o cliente.  

Agora que tem a lista de emails completa, você pode começar a tarefa de marketing. Nos Planos da Gerueb, é fornecida uma plataforma de gestão e envio de Newsletter totalmente configurável, onde poderá gerir as listas de emails dos clientes e acompanhar as estatísticas. É importante observar que estes sistemas facilitam muito o trabalho através da automação. As leads (potenciais clientes) podem inscrever-se, ser adicionados à lista, começar a receber e-mails e até fazer compras. Com este sistema você pode enviar centenas de emails para os seus contactos automaticamente e com agendamento semanal ou mensal.

Existe uma desvantagem nesse processo, qualquer erro que você faça no email é multiplicado pelo número de contactos que você tem nas listas de contactos. Pode significar uma perda avultada de vendas ou de assinantes, portanto verifique se o e-mail está exatamente como você deseja antes de clicar em Enviar. Procure erros de digitação, verifique se as informações estão corretas e se os links funcionam.

Com o tempo, você obterá a experiência e habilidades práticas para poder levar seu negócio de email marketing para o próximo nível e estaremos aqui para o apoiar. Internete-se!


 


Texto/Adaptação: Óscar Alves


Foto por Austin Distel in Unsplash



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